sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Inscrições para o ProUni serão abertas amanhã



Começam a partir de amanhã (14) as inscrições para bolsas de estudo do Programa Universidade para Todos (ProUni). Os candidatos poderão se inscrever até o dia 19 de janeiro.
Clique na imagem ao lado para acessar o site do programa.
O processo seletivo para o primeiro semestre de 2012 terá uma única etapa de inscrição com duas chamadas sucessivas. Serão oferecidas 195.030 bolsas, sendo 98.728 integrais e 96.302 parciais; nesse último caso, a bolsa será de 50%.
Podem se inscrever os candidatos que não possuam diploma de curso superior e que tenham realizado o Enem em 2011, alcançado no mínimo 400 pontos na média das cinco notas – ciências da natureza e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; linguagens, códigos e suas tecnologias; matemática e suas tecnologias e redação. O candidato deve ainda ter obtido nota superior a zero na redação.
Para concorrer às bolsas integrais, o aluno deve ter renda familiar de até um salário mínimo e meio por pessoa. Para as bolsas parciais (50%) a renda familiar deve ser de até três salários mínimos por pessoa. É preciso ter cursado todo o ensino médio em escola pública ou, em caso de escola particular, como bolsista integral.
Professores da rede pública de ensino básico que concorrem a bolsas em cursos de licenciatura, curso normal superior ou de pedagogia não precisam cumprir o critério de renda, desde que estejam em efetivo exercício e integrem o quadro permanente da escola na qual atuam.
A primeira chamada será divulgada em 22 de janeiro. Entre os dias 23 de janeiro e 1º de fevereiro, o candidato pré-selecionado poderá comparecer à instituição de ensino para apresentar a documentação e realizar a matrícula. Já a segunda chamada está prevista para o dia 7 de fevereiro, com prazo para matrícula e comprovação de informações até o dia 15.
Ao final das duas chamadas, as bolsas ainda não ocupadas serão disponibilizadas aos candidatos que manifestaram interesse na lista de espera do programa. O prazo para manifestação do interesse é de 22 a 24 de fevereiro de 2012.
Confira áudio do Ministério da Educação sobre o ProUni.

Nenhum comentário:

Postar um comentário